segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quarto da Menina - Rosa Prado e Ana Valpaços

Quarto da Menina por Rosa Prado e Ana Valpaços
Qual é a menina que nunca sonhou em ter no quarto a reprodução de uma casa para brincar de boneca, fazer comidinha, lavar louça e receber as amigas para um chá e um bolo fresquinho? Foi pensando nisso e nas nossas antigas brincadeiras de criança que as designers de interiores Rosa Prado e Ana Valpaços, da Ar Interiores, projetaram o Quarto da Menina da Morar Mais por Menos Rio de Janeiro.

IMG_0001

Optando pelas cores primárias (azul, vermelho e amarelo) elas criaram a “Casa de Boneca da Mariana”, uma menina fictícia, de 4 a 7 anos, representada pela estagiária Mariana Marques, que ajudou as arquitetas na construção do projeto.

IMG_0064
Foi assim que surgiu a "cozinha", desenvolvida pela Criare de Copacabana, com tudo (ou quase) o que uma de verdade tem: panelinhas, pratos, pia, cooktop, avental e touca de petit chefe, porta mantimentos, entre outros brinquedos.

IMG_0070

A cama com teto de madeira e dossel em voil é uma charme! As graciosas roupas de cama são da Dou Dou.

IMG_0080 copy

O armário de três portas foi otimizado com uma bossa bacana: uma das portas é um espelho para a menina se arrumar e as outras possuem adesivo que serve de quadro de anotações.

IMG_0022
E essa luminária de teto?
Você não imagina como foi feita! A base é de papel de arroz com aplicação de folhinhas formando florzinhas (designer Cris Rabelo)! Apagada, as flores ficam brancas, acesa ficam vermelhas!


Lumi

Entre o armário e a “cozinha”, fica a mesa/penteadeira com um espelho e nichos onde são guardados lápis, borracha, elástico de cabelo, maquiagem e outros que tais.

 
IMG_0046

A mesa de estudos com duas cadeiras, uma Phanton vermelha e outra Bertoia azul, complementa a casa de bonecas, pois é usada também para tomar chá com as amiguinhas. Um pouco acima fica uma pequena TV HDL.


A lumiária da mesinha lateral (de papel paraná), também da designer Cris Rabelo, foi feita com um globo de plástico (de ventiladores de teto) coberto com filó! Uma delicadeza!

IMG_0021

Mas a criatividade não pára por aí! As mesmas florzinhas de papel deram uma graça especial na moldura do espelho.

IMG_0044

O piso vinílico é resistente e tem aparência de madeira, o que torna o espaço mais aconchegante com a vantagem de que a criança pode brincar à vontade -  até derrubar líquidos – que não estraga.

IMG_0065

A maioria das paredes é de tijolinho natural com toques de cor:


Uma delas possui nichos iluminados para guardar brinquedos. Com a imaginação infantil também podem fazer as vezes de quartinhos de bonecas!

IMG_0016

Mais o maior mérito da “Casa de Bonecas da Mariana” foi criar as condições físicas para o resgate da imaginação que estimula as brincadeiras de crianças hoje passivas diante da televisão e da internet. As meninas que visitaram a mostra aprovaram! Os pais também!



Móveis planejados da Criare de Copacabana
Cortinas, piso vilínico e papel de parede da Bamboo Home

Contatos:
Ana Valpaços: 99717818
Rosa Prado: 96427401
Ar Interiores: 22866950   ar_interiores@hotmail.com


Publicado originalmente no blog Um Brinco como publieditorial.
Texto e fotos de Veronica Fraga

Quarto e spa dos bebês gêmeos - Nayara Macedo

Quarto dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
Hoje em dia, com os avanços da medicina, ter bebês múltiplos é muito mais comum do que se imagina. E foi pensando nesses pais que irão padecer duplamente no paraíso que a arquiteta e urbanista Nayara Macedo criou o Quarto e o Spa dos Bebês Gêmeos para a Mostra Morar Mais por Menos Rio. Ele foi projetado para um casal de gêmeos (outro desafio). O resultado é uma linda composição contemporânea, com linhas retas, alegre e repleta de referências lúdicas. A começar pela cartela de cores, muito bem escolhida. Ela mostra como é possível harmonizar, num mesmo espaço, dois sexos distintos, sem conflitos estéticos. A decoração foi pensada para acompanhar o crescimento dos bebês, sem modificações, mantendo-se sempre atual.
Embora, tenha fugido dos tons pastéis, tradicionalmente usados para quarto de bebês, as cores vivas – escolhidas com muito cuidado – são estimulantes e alegres, mas não causam irritabilidade. Neste quesito, Nayara quebrou o paradigma e foi muito bem sucedida!

_MG_6751-1
Quarto dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
Nas paredes, de um lado, tinta acrílica azul e adesivos decorativos com tema de história infantil, para que as crianças possam interagir.

_MG_6748-1
Quarto dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
Do outro, plotagem com motivos infantis – inclusive esta linda árvore -  adesivada rosa e uma estante de caixas pintadas e barbante!

IMG_0159
Quarto dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
A iluminação é indireta com lâmpadas fluorescentes (cor amarela) compactas de baixo custo. Destaque para a luminária de pé de tecido floral.

IMG_0163
Quarto dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
Além da beleza, dois aspectos me chamaram a atenção: a funcionalidade e a organização!  Móveis multifuncionais são a chave para se exercer o papel de pais de bebês em dose dupla. Se não for assim, não há trabalho e ajudantes que bastem!
O quarto de com 19 m2 tem um mobiliário bastante versátil.

IMG_0140
Quarto dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
O berço para múltiplos (o primeiro do mercado), mais tarde, sem as grades, vira duas camas de criança e possui uma cama extra e uma gaveta embutidas.

_MG_6748-1a
Quarto dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
Rodízios também na parte branca da cômoda. Repare nos detalhes:

Montagem
Quarto dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
A preocupação foi deixar tudo à mão ao lado do trocador: cestas de palha para guardar fraldas, toalhinhas e mudas de roupa.  Em cima, bandeja com kit higiênico decorado com tecido. No alto, uma prateleira em forma de nicho e um pouco abaixo dela, um varão com dois lindos organizadores de tecido para o menino e a menina.

_MG_6754-1
Spa dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
No Spa de 9 m2, uma escada de bambu foi usada como prateleira. O ambiente – muito chic – tem ofurô e futon (100% de algodão) para a prática de Shantala (massagem). A iluminação especial em LED RGB, com controle remoto, permite a realização de cromoterapia. Um verdadeiro templo de relaxamento!

43 - Spa dos Bebês Gêmeos - Nayara Macedo - Morar Mais por menos Rio 2011
Spa dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
A banheira é móvel. Além de poder ser transportada, tem um cesto de roupa suja acoplado.
Quanto espaço foi economizado com essa versatilidade dos móveis nos dois espaços!

IMG_0160
Banco de apoio no Quarto dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
O estilo hi-lo aparece na mistura de elementos de baixo custo, como o apoio de pés feito de bujão de gás CFC e assento de lona de caminhão pelo designer João Bird e a poltrona de balanço RAR de Charles Eames (R$ 1.800).
DSC09060
Poltrona de balanço RAR de Charles Eames
A maioria dos objetos decorativos e do enxoval são artesanais (bichos e bonecos de pano, pufs, colchas em crochê).

IMG_0156
Quarto dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
O kit berço e o trocador foi feito com tecido 100% reciclado, obtido através do reaproveitamento de garrafas PET e sobras de tecidos.

IMG_0155
Berço para múltiplos da Tinoc
No Spa, nichos redondos coloridos. Tudo muito lindo e prático!

spa1
Spa dos Bebês Gêmeos por Nayara Macedo – Morar Mais por Menos Rio 2011
Vendo esse projeto, a idéia de ter gêmeos deixou de ser assustadora! Com toda essa estrutura, a possibilidade pode ser até o melhor dos mundos! De uma tacada só, criar dois filhos, nascidos de um único parto, com a mesma idade, uma festa de aniversário dupla por ano, os mesmos passeios, a mesma escola. Parabéns Nayara! Melhor impossível!

Serviço:
Nayara Macedo: nayaramacedo@grupobrickell.com.br
. Adesivos de paredes, árvore e luminária da Fina Stampa
. Todos os móveis foram desenhados pela arquiteta e executados pela Tinoc. A partir de agora serão comercializados pela loja.
. Caixas do armário e roupões de Maiza figueira de Mello
.
Kit berço, bolsas e trocador do Mini Mobile Atelier

Publicado originalmente no blog Um Brinco como publieditorial

Fotogaleria - Izabela Lessa

A arte está exposta em praticamente todos os ambientes da Casa Cor 2011. Que bom!
E o mais bacana, em parte por eu também ser fotógrafa, foi ver, pela primeira vez no evento, um espaço exclusivo para a fotografia, cada vez mais em alta no mercado!


A Fotogaleria é um projeto de arquitetura arrojado de Izabela Lessa. A Casa 11 Photo, como foi denominada,  recebeu  acervo da H.A.P Galeria de Arte e curadoria de Heloisa Amaral Peixoto. Com fachada de vidro, que funciona como uma grande “moldura”, o espaço tem linhas retas e limpas em contraste com a arquitetura renascentista do palacete.  O espaço apresenta, entre outros, trabalhos de Cláudia Jaguaribe, Claudio Edinger, Vicente de Mello, Leonardo Costa Braga e Kitty Paranaguá.

Galeria-Fotografia02

O maior destaque é o teto inteiro forrado de espelho criando uma atmosfera lúdica ao refletir as obras e os visitantes.

IMG_0164

A arquitetura é minimalista para não interferir nem ofuscar o brilho das obras expostas. Como contraponto, Izabela escolheu algumas peças em madeira do antiquário Arnaldo Dananberg – como a imponente mesa da foto acima – e cadeiras em design italiano De Padova.

IMG_0168

Para abrigar livros de fotografia, a arquiteta criou um nicho iluminado.

IMG_0149

As paredes brancas ganharam a companhia de uma parede flutuante (a 40 cm do chão) em aço corten, com o objetivo de ampliar a área de exposição. Ao suspendê-la, a arquiteta reforçou as  sensações de continuidade e integração que inspiraram o projeto.

IMG_0160 

IMG_0170 

“A idéia do projeto surgiu quando buscava a integração entre visitantes, a arquitetura histórica da casa e as obras de arte, no caso, as fotografias. Por isso, abrimos totalmente a fachada da galeria, que fica no jardim, para a área externa, duplicamos o teto com espelho e usamos o mínimo de móveis possível”, explica a arquiteta.

IMG_0158

Para a iluminação, Izabela optou por uma sanca ao redor de todas as paredes. Além disso, um quadrado concêntrico, rasgado no espelho do teto, abriga spots com luz focal voltada para as fotos. A cor do piso em limestone integra os tons neutros dos materiais.
Uma inovação tecnológica muito interessante é o uso de uma película da 3M para backprojection na parede de vidro da fachada, visível tanto para quem está dentro como fora da galeria.

IMG_0214 

Ali são projetadas obras de vídeo-arte de Vanderlei Lopes, Claudia Jaguaribe e Malu Fatorelli.

IMG_0169

Mineira, mas há vários anos morando no Rio, onde fez faculdade,  Izabela  é uma arquiteta antenada, sempre em busca de referências por onde anda – de Nova York a Copenhagen, passando por Dresden e Atenas. Depois de trabalhar vários anos com a arquiteta Gisele Taranto, ela segue sua carreira solo com um escritório recém-montado em São Conrado, bairro onde também vive.  Hoje seu maior sonho é projetar um museu de arte. Quem sabe não é o próximo? Competência ela já mostrou que tem de sobra!

IMG_0152 

100_2798 



IMG_0171

Publicado originalmente no blog Um Brinco como publieditorial.
Texto e fotos de Veronica Fraga

Cores de Paquetá


Um bairro da cidade que é uma ilha.
Uma ilha da Baía da Guanabara que é um bairro.
Único.
Rica em lendas e importantes passagens na formação cultural do Rio de Janeiro e mesmo do Império e da República. Possuidora de um imenso e importante acervo arquitetônico e paisagístico, com diversos bens tombados e preservados e um estilo de vida comunitário que o isolamento geográfico guardou com carinho.