segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quarto da Menina - Rosa Prado e Ana Valpaços

Quarto da Menina por Rosa Prado e Ana Valpaços
Qual é a menina que nunca sonhou em ter no quarto a reprodução de uma casa para brincar de boneca, fazer comidinha, lavar louça e receber as amigas para um chá e um bolo fresquinho? Foi pensando nisso e nas nossas antigas brincadeiras de criança que as designers de interiores Rosa Prado e Ana Valpaços, da Ar Interiores, projetaram o Quarto da Menina da Morar Mais por Menos Rio de Janeiro.

IMG_0001

Optando pelas cores primárias (azul, vermelho e amarelo) elas criaram a “Casa de Boneca da Mariana”, uma menina fictícia, de 4 a 7 anos, representada pela estagiária Mariana Marques, que ajudou as arquitetas na construção do projeto.

IMG_0064
Foi assim que surgiu a "cozinha", desenvolvida pela Criare de Copacabana, com tudo (ou quase) o que uma de verdade tem: panelinhas, pratos, pia, cooktop, avental e touca de petit chefe, porta mantimentos, entre outros brinquedos.

IMG_0070

A cama com teto de madeira e dossel em voil é uma charme! As graciosas roupas de cama são da Dou Dou.

IMG_0080 copy

O armário de três portas foi otimizado com uma bossa bacana: uma das portas é um espelho para a menina se arrumar e as outras possuem adesivo que serve de quadro de anotações.

IMG_0022
E essa luminária de teto?
Você não imagina como foi feita! A base é de papel de arroz com aplicação de folhinhas formando florzinhas (designer Cris Rabelo)! Apagada, as flores ficam brancas, acesa ficam vermelhas!


Lumi

Entre o armário e a “cozinha”, fica a mesa/penteadeira com um espelho e nichos onde são guardados lápis, borracha, elástico de cabelo, maquiagem e outros que tais.

 
IMG_0046

A mesa de estudos com duas cadeiras, uma Phanton vermelha e outra Bertoia azul, complementa a casa de bonecas, pois é usada também para tomar chá com as amiguinhas. Um pouco acima fica uma pequena TV HDL.


A lumiária da mesinha lateral (de papel paraná), também da designer Cris Rabelo, foi feita com um globo de plástico (de ventiladores de teto) coberto com filó! Uma delicadeza!

IMG_0021

Mas a criatividade não pára por aí! As mesmas florzinhas de papel deram uma graça especial na moldura do espelho.

IMG_0044

O piso vinílico é resistente e tem aparência de madeira, o que torna o espaço mais aconchegante com a vantagem de que a criança pode brincar à vontade -  até derrubar líquidos – que não estraga.

IMG_0065

A maioria das paredes é de tijolinho natural com toques de cor:


Uma delas possui nichos iluminados para guardar brinquedos. Com a imaginação infantil também podem fazer as vezes de quartinhos de bonecas!

IMG_0016

Mais o maior mérito da “Casa de Bonecas da Mariana” foi criar as condições físicas para o resgate da imaginação que estimula as brincadeiras de crianças hoje passivas diante da televisão e da internet. As meninas que visitaram a mostra aprovaram! Os pais também!



Móveis planejados da Criare de Copacabana
Cortinas, piso vilínico e papel de parede da Bamboo Home

Contatos:
Ana Valpaços: 99717818
Rosa Prado: 96427401
Ar Interiores: 22866950   ar_interiores@hotmail.com


Publicado originalmente no blog Um Brinco como publieditorial.
Texto e fotos de Veronica Fraga