terça-feira, 25 de setembro de 2012

Casa Cor 2011 - Quando Mais é Mais

CASA COR RJ 2011
Fotos de arquitetura


Não vou falar aqui de opulência, nem de ostentação. Mas de composições que somente quem entende do riscado consegue fazer bem. Claro que a máxima “menos é mais”, continua valendo para a decoração de interiores em geral. Se você é minimalista, tudo bem. Mas se é diferente, se tem um estilo meio barroco?  Muitas vezes queremos possuir toda a beleza do mundo (não dá). Mas é possível ter um ambiente com muita informação, onde o “excesso” é que o torna ainda mais belo! Porém, juntar vários estilos, referências e muitos elementos com harmonia e leveza não é para qualquer um. É preciso ter um dom para o equilíbrio estético, caso contrário corre-se o risco de ficar over.

100_2930

E foi com um ambiente assim que fiquei encantada no Casa Cor deste ano: o  Cocktail Lounge de Jairo de Sander. É surpreendente! Idealizado para ser um ambiente de encontros e confraternização, para 36 pessoas sentadas e outras tantas em pé, tem vários cantinhos diferentes de estar. É uma mistureba! E é lindo! Ousado, original, divertido, criativo, alegre e cheio de personalidade. Diferente de tudo o que eu já vi!




É a ordem “fora de ordem”. Cada cantinho é um mundo! “Aqui tudo é possível e o céu é o limite! “O espaço vem mostrar que, desde que bem colocado, tudo cria harmonia, complemento e contraste” define o arquiteto.


Mas vejam como ele é cuidadoso: como base para as misturas e cores variadas, tendo o vermelho, o laranja e o amarelo como base, Jairo usou cores neutras nas paredes (textura de cimento queimado Sulvinil) e móveis bancos, de vidro e de acrílico transparente para equilibrar.  Combinou também peças antigas, repletas de história e afeto, com outras de design contemporâneo e, ainda, com móveis planejados de linhas retas. Uma grande mesa para 14 pessoas feita com quatro cavaletes de acrílico abóbora e tampo de cristal compõe um dos recantos.

IMG_0256

Estantes desenhadas por Jairo em bronze e vidro fazem o contraponto.

100_2828

Como mesa de apoio adicional, um tonel grafitado.

IMG_0318 copy

Molduras no teto e outras românticas espelhadas na parede refletem belas imagens tornando o ambiente ainda mais rico e eclético.

100_2895

A sensação é de que, livre de preconceitos, ele foi juntando uma pecinha aqui, outra ali e construindo com muitos detalhes  um espaço belo, aconchegante, irreverente e humanizado! Onde a quebra de paradigmas abre as portas para novas possibilidades. Eu diria que se trata de um decór de “autor”.

IMG_0264

Arte pop contemporânea convive com elementos industriais, como tubulações aparentes, patchwork supercoloridos e peças de estilo retrô.

IMG_0319


IMG_0310


IMG_0267


100_2859


100_2861


IMG_0271

A iluminação é um mix de mangueiras de LED com lustres imponentes, artesanais e customizados. Esse da foto abaixo é simplesmente maravilhoso! Tem taças servindo de bocal e bocais sem lâmpadas. Mais uma vez, o arquiteto brinca com a ordem habitual das coisas.

IMG_0236


IMG_0304

IMG_0273


100_2865


IMG_0313


IMG_0274


IMG_0226



Na parede, além de quadros e molduras com espelhos, um painel composto de azulejo hidráulico com texturas diferentes.

100_2846


IMG_0297

Num outro canto, um biombo com várias peças de couro e um jarro com flores contrastam com o lustre de metal retorcido.

100_2826

Tecidos florais ficam lado a lado com listras.

IMG_0284


IMG_0288

O humor e o aspecto  inusitado estão por toda parte: nas cores, nas letras, nos quadros, nas luminárias em forma de abelhas, nos cartazes publicitários vintage, nas mesas em forma caixas de fórforo, nos bancos de rostos,  nos objetos e nas misturas. Uma festa para os sentidos!

Telas do artista Gilberto Cabral.
Publicado originalmente no Blog Um Brinco